Como & porquê comunicar via website

outras páginas

A comunicação via website é um elemento importante numa estratégia de marketing, para qualquer tipo de organização ou individuo.

Ter um domínio personalizado permite-lhe ser facilmente encontrado, ser contactado a qualquer hora todos os dias da semana e do ano, e tem o objectivo claro de comunicar a sua identidade.

Porta de entrada para os seus clientes, audiência, equipa, amigos e, sim, até para a sua concorrência, um website tem de ter um propósito e uma história para contar.
Há muitas razões para se ter um website. Qual é a sua?

Apenas depois de saber onde quer apostar podem forma e substância serem trabalhadas, e assim criar compromisso e interesse.

Quando um visitante entra num website, há dois aspectos que têm de ser entendidos em menos de 5 segundos:

Qual é a história que está a ser contada?
  • Resuma a sua actividade num só parágrafo e explique porque é importante para o leitor;
  • Explique o que o leitor ganha ao ler a história;
  • Acabe a história com uma acção: o que quer que o próximo passo do visitante seja?


Como é que a história está a ser contada?
  • O design cria a atmosfera, e a navegabilidade guia o visitante. Mantenha as duas de acordo com a coerência da comunicação feita pela sua empresa. Não escolha templates impessoais;
  • Um sistema de gestão de conteúdos é obrigatório para o seu controle de timmings e de independência da alteração de conteúdos. Este tipo de código é algo que se pode comprar - tenha a certeza que o que compra é fácil de usar e que uma simples explicação vai permitir-lhe trabalhar;
  • As estatísticas de visitantes são úteis para entender a navegação que é realmente feita e para ter a certeza que está a ser eficaz ao conduzir um visitante para a sua mensagem.
Decidir comunicar via website não deve ser o 'próximo passo' mas uma parte de uma estratégia maior.

Há escolhas e decisões que têm de ser feitas uma vez que é a sua identidade que está a ser posta on-line para todos. Assim que sabe qual é o seu porquê tem de procurar o como. Reveja a comunicação efectuada até à data e siga o seu plano.

Um website vai definir a sua identidade para o mundo, e estabelece primeiras, segundas e terceiras impressões.